sexta-feira, 13 de julho de 2012

Sobre melão e presunto


Agora vamos falar de coisa boa: alimentação!

A culinária francesa é super conhecida pela sofisticação e sabor. Mas e no dia-a-dia? O que os franceses comem durante os momentos de informalidade (ou pouca formalidade)? Escargots? Foie Gras? Pas du tout!

Estudo de caso: bandejon e famille d’accueille

Observei atentamente o que é oferecido em casa e na faculdade para citar o que se aproxima e o que se afasta do cotidiano brasileiro. A começar pela graciosidade do bandejão (cantina)!

Bandejão: Todo dia temos 3 opções de pratos principais – sendo um vegetariano. Além disso, sempre há pizza e uma espécie de hambúrguer, para aqueles mais gastronomicamente tímidos. Além do prato principal, pode-se escolher mais 2 potinhos, entre as variedades de: entradas, queijos, sobremesa e refrigerantes (esse é servido no copo). E você ainda tem direito a rodelinhas de baguete para acompanhar. Ou seja, só passa fome quem quiser!

A pergunta que não quer calar é: ok, temos muitas opções e tal, mas e ai? São comíveis??

Salmon, Filé de merluza, batatinhas noisette, peito de peru empanado, coxa e sobrecoxa de frango, ratatouille, macarrão a bolonhesa, ervilhas, bife, lentilhas, empadão vegetariano, mousses, tortinhas, salada de frutas, queijo brie, queijo rockeford, queijos que eu não sei o nome, saladas diversas – tudo para você se dar bem!

Uma refeição padrão sai pela bagatela de 3 euros!

Em casa: Já tivemos diferentes níveis de formalidade, desde o lanchinho da noite por que não havia nada pronto, até o jantar formal com 5 estágios.

PS: Estou hospedada com uma família francesa padrão (pai, mãe e duas filhas – excelentes pessoas por sinal).

O café da manhã é praxe, pãozinho com manteiga e leite com nesquick, com o adicional de crepes amanteigados ou com nutella (massa pronta do super mercado, é uma delicia!!!).

Almoço e jantar de boa também, lasanha, macarrão, salsisha com arroz, ratatuille, frango xadrez. A bebida que acompanha é sempre água – e eles utilizam bastante a máquina de bolhas para transformar a água plate em água gazeuse. E todo dia há sobremesa!

Às vezes somos pegos de surpresa com Galettes (\o/), e devo dizer que galette de salmão é uma coisa deliciosa! Em 5mim (com a massa pronta do supermercado) faz-se galette de: ovos, presunto, queijo, salmão, e todas as combinações possíveis entre eles.

Do almoço formal de 5 estágios, ressalto o aperitivo: champagne, acompanhado de amendoins, champignons no palito, chips de vegetais e tomates (???). E a entrada: bolinho de pepino encapsulado por salmon defumado – acompanhado de um bom vinho branco. Depois vinha prato principal, saladas/queijos e a sobremesa.

Porque melão e presunto???? Quando fomos a um restaurante high society em data comemorativa, uma das pequenas meninas pediu um prato cuja entrada era um grande pote de melão com presunto. Gente, melão com presuntooooooo!!!!!! E ainda me disse que estava bom.... ÔO

2 comentários:

  1. parece bom comer por aí amiga, mas o que seriam os 5 estágios??

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha, já passei pela mesma situação que vc quando morei numa casa de família na Alemanha, Gabi!! Certo dia, a família me chamou pro lanche, que era nada mais nada menos que melão com presunto! Achei meio estranho, mas resolvi provar... E gostei! Fica muito bom!! Vale provar, ein? :) Lembro que na época comentei com meus pais sobre isso e eles me disseram que é uma combinação comum. haha Ah, adorei seu blog! Continue escrevendo!! Beijão! E boa sorte nos seus 2 anos de França! Laura (Escola Politécnica, Eng. de Materiais)

    ResponderExcluir